15/03/2026
MAIS DE 2 MIL PESSOAS ATENDIDAS NA III° EDIÇÃO DA CAMPANHA DE RASTREIO VISUAL E CIRURGIAS ALUSIVO A SEMANA MUNDIAL DO GLAUCOMA, COM O LEMA, UNIDOS POR UM MUNDO LIVRE DE GLAUCOMA
De 8 á 14 de Março, o Governo provincial do Namibe em parceria com o Ministério da Saúde (MINSA), o Instituto Oftalmológico Nacional de Angola (IONA) e o Ministério da Defesa, realizou a III edição da Campanha Gratuita de Cirurgia de Catarata e Rastreio de Doenças Oculares, nos hospitais municipais do Tômbwa e do Sacomar.
A iniciativa permitiu atender 2. 326 pessoas, reforçando o compromisso das instituições envolvidas com o acesso à saúde visual e a prevenção da cegueira evitável.
Durante a campanha foram realizados:
• 1.594 exames clínicos
• 883 exames complementares
• 500 cirurgias, das quais 368 de cataratas, 105 de pterígios, 23 Laser do Segmento Anterior e 4 de carcinoma (CIN).
A maioria dos pacientes atendidos são dos municípios de Moçâmedes e do Sacomar, mas a campanha também recebeu pacientes das províncias da Huíla (59), Luanda (10), Cubango (2), Huambo (2), Moxico (1), Cuanza Norte (1) e Cunene (1)