09/05/2026
O UÍGE CELEBROU A CIÊNCIA E A ENFERMAGEM! 🩺✨
Ontem, dia 08 de abril o Hospital Geral do Uíge (HGU) viveu um marco histórico com a realização do III Simpósio de Enfermagem. Sob o lema "Práticas, Saberes e Inovação", reafirmamos o nosso compromisso com a excelência no cuidar e o fortalecimento do Sistema Nacional de Saúde.
O evento foi presidido pelo Dr. Narciso Bambi Cavandi (Diretor Geral do Hospital Sanatório do Uíge), em representação da Diretora do Gabinete Provincial da Saúde, Dra. Kavenawete Adelaide Malavo. Contamos também com a honrosa presença do Dr. José Filipe Quifica (Diretor Municipal de Promoção e Desenvolvimento Económico), representando o Administrador Municipal José Raimundo Teca, e do Dr. Davista Abílio, Presidente da Ordem dos Enfermeiros no Uíge.
União e Participação Recorde
Com um sucesso absoluto de adesão, reunimos 375 participantes e 45 convidados de honra. Foi um momento de união ímpar, que contou com a presença das Direções de Enfermagem de distintos hospitais e representantes de Escolas Públicas e Privadas de Saúde, fortalecendo o elo essencial entre o ensino e a prática hospitalar.
Produção Científica de Alto Nível 📚
O dia foi dedicado à partilha de conhecimento, dividido em 2 salas simultâneas e 5 painéis de debate. Foram apresentados 25 trabalhos científicos que demonstram o vigor da investigação na nossa província:
🔹 21 Trabalhos desenvolvidos pelo corpo técnico do Hospital Geral do Uíge.
🔹 04 Trabalhos provenientes de outros Hospitais e Centros de Saúde parceiros.
Este volume de produção reflete a dedicação dos nossos enfermeiros em transformar a assistência através do saber académico e da inovação.
O Encerramento com Chave de Ouro 🥂
Para coroar este sucesso, a jornada terminou com uma magnífica Gala de Confraternização no Salão Ndombaxe, onde a classe celebrou a união e o reconhecimento das conquistas alcançadas.
Agradecemos a todos os preletores, organizadores, instituições e participantes. A enfermagem no Uíge está mais forte, mais técnica e mais humana!