23/05/2026
É muito comum que pessoas que iniciem um processo de perda de peso se desmotivem e interrompam o projeto diante de adversidades, sejam diretamente relacionadas ao peso (como redução da velocidade de perda) ou da própria vida (mudança de trabalho, doença na família, reforma, etc), sendo que às vezes a “adversidade” pode até ser algo positivo, como festas de fim de ano, viagens, casamento, nascimento de filhos, etc.
👉E assim, o tratamento é interrompido, o ganho de peso ocorre e os tratamentos estão sempre começando do zero de novo.
👉Desta forma, não podemos nunca esquecer que a obesidade é uma doença crônica: assim seu tratamento será crônico. E sendo crônico, ele “estará presente” em todos os momentos da vida, bons ou ruins, e ele não pode apenas ocorrer apenas quando tudo está estável e sem novidades! Afinal, as oscilações, mudanças e surpresas fazem parte da vida (que bom!).
👉Você pode até não fazer uma “dieta pesada” quando estiver viajando, por exemplo, mas deve trabalhar para administrar e evitar ganhos que atrapalhem o processo; assim, como, se estiver usando uma medicação, não deve interrompê-la porque naquele período não está conseguindo perder peso: se está em um momento que favorece o ganho, manter a medicação te ajudará a oscilar menos!
👉Ao mesmo tempo, ao perceber isso, não devemos ter medo de sair e encontrar amigos, viajar, etc. Essas são atividades da vida e se você as evita durante a fase de perda, dificilmente terá um bom sucesso na manutenção.
👉Lembre-se: tratar a obesidade é muito mais que “emagrecer”. Emagrecer é só o início, mas o verdadeiro tratamento está na manutenção e na percepção que “a vida é todo dia”, e somente lidando de forma realista com as expectativas e com as oscilações conseguimos um bom resultado. Não o perfeito, mas o possível!