Camila Mello Doula

Camila Mello Doula Pagina criada para divulgar o meu trabalho e o papel das doulas no parto humanizado. Contato: [email protected]

Hoje, 28 de maio, é o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Redução da Mortalidade Materna. 💜Uma data que ref...
28/05/2026

Hoje, 28 de maio, é o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Redução da Mortalidade Materna. 💜

Uma data que reforça a importância do acesso ao pré-natal de qualidade, do parto seguro, da escuta, do acolhimento e do cuidado humanizado em todas as fases da vida da mulher.

Reduzir a mortalidade materna é compromisso de toda a sociedade e começa com informação, assistência adequada e respeito às mulheres.

Que possamos seguir fortalecendo políticas públicas, ampliando o acesso à saúde e garantindo que nenhuma mulher tenha sua vida colocada em risco por falta de cuidado. ✨

Saúde da mulher é direito, não privilégio!

Ser enfermagem é cuidar com ciência, acolher com empatia e transformar vidas todos os dias. 💜✨Hoje celebramos cada enfer...
12/05/2026

Ser enfermagem é cuidar com ciência, acolher com empatia e transformar vidas todos os dias. 💜✨

Hoje celebramos cada enfermeira(o), técnica(o) e auxiliar que dedica sua vida ao cuidado do próximo com amor, força e humanidade.

Tenho orgulho de fazer parte dessa profissão tão linda e essencial. 🩺🌸

Feliz Dia da Enfermagem!

   with ・・・O post definitivo sobre o que tanto me perguntam nos Stories: álcool e amamentação. Pode? Não pode? Pode quan...
29/01/2020

with
・・・
O post definitivo sobre o que tanto me perguntam nos Stories: álcool e amamentação. Pode? Não pode? Pode quanto?

Passa as imagens pro lado pra ler esse hino da 👏👏👏

Olha quem colocou seu primeiro brinquinho e está toda linda: Giovanna!Foi um prazer conhecer essa família e ajudar a dei...
21/07/2019

Olha quem colocou seu primeiro brinquinho e está toda linda: Giovanna!
Foi um prazer conhecer essa família e ajudar a deixar a Giovanna ainda mais fofa do que já é 😍💗

O meu último parto após 3 meses no Centro Obstétrico foi o da Valentina! Ela nasceu dia 11/06/2019 e foi o presente de d...
16/07/2019

O meu último parto após 3 meses no Centro Obstétrico foi o da Valentina!
Ela nasceu dia 11/06/2019 e foi o presente de dia dos namorados de sua mãe Larissa 💗
Bem vinda Valentina 💜

Um pouco atrasada nas postagens, mas sigo tentando!.No dia 31/05/2019 nasceu Davi! Num parto de cócoras lindo - um dos m...
16/07/2019

Um pouco atrasada nas postagens, mas sigo tentando!.
No dia 31/05/2019 nasceu Davi! Num parto de cócoras lindo - um dos mais lindo que eu já vi -, protagonizado por sua mãe Indaiá!
Bem vindo Davi! Parabéns Indaiá 💙

Vocês sabiam que é possível fazer curso de gestantes individual, em grupos e até com aquela amiga/irmã/prima que também ...
30/06/2019

Vocês sabiam que é possível fazer curso de gestantes individual, em grupos e até com aquela amiga/irmã/prima que também está grávida? Foi o que aconteceu com a Ju e a Marcelle! Minhas duas amigas, com pouquíssima diferença de idade gestacional (a Ju tá com 33 semanas e a Marcelle com 37 semanas). Aproveitamos um dia em que as três podíamos, a presença dos papais, vovós e dindos e fizemos nosso curso sobre parto, pôs parto e um pouco de amamentação! Agora é só aguardar a chegada da Maria Helena e da Maitê!

A gente fala tanto em parto humanizado que eu mesma já fiquei enjoada do termo – confesso. Parece que falar disso é fala...
28/06/2019

A gente fala tanto em parto humanizado que eu mesma já fiquei enjoada do termo – confesso. Parece que falar disso é falar de um produto já devidamente rotulado e empacotado para viagem, como algo que se compra no mercado. Essa mercantilização do nascimento me incomoda e por isso às vezes implico com o termo, até porque eu acredito na humanização da MEDICINA, mas vamos lá: trata-se, na verdade, de um conceito deveras simples, baseado em uma tríade que pressupõe: FISIOLOGIA-SEGURANÇA-PROTAGONISMO.

Nesse sentido, o parto humanizado não é para quem o escolhe, ele é simplesmente indicado para todas as mulheres e não tem tanto a ver com essa imagem meio haribô que é vendida por aí (mas se você está afim de um parto haribô, tudo bem também!)

A humanização, como dito, apoia-se em três premissas básicas:

1️⃣ Respeito à fisiologia do parto: entendemos que o parto é um processo pelo qual o corpo feminino está preparado para passar, assim como digerir a comida, evacuar ou fazer xixi. Pode dar errado? Pode, claro, assim como qualquer outro processo fisiológico do nosso organismo.

Mas o extenso conhecimento em anatomia e fisiologia nos mostra que na esmagadora maioria dos casos, o parto vai dar certo e os bebês irão nascer. Entendemos isso e respeitamos isso. Para os demais casos, para aquela minoria que vai sim precisar de nós, estaremos prontos para intervir. E por que será que muitos bebês não nascem tranquilamente no Brasil? Pelo próximo ponto.

2️⃣ Base em evidências científicas: no nosso país, há pouco ou nenhum respeito pelas mais recentes e mais bem embasadas evidências científicas (em qualquer área da medicina). São elas que irão pautar e basear nossa assistência.

(continua nas fotos)
Repost from

[A cesariana a pedido]⠀Quem acompanha as noticias do mundo gestação-parto-maternidade já sabe que, em SP, a deputada Jan...
21/06/2019

[A cesariana a pedido]

Quem acompanha as noticias do mundo gestação-parto-maternidade já sabe que, em SP, a deputada Janaína Paschoal propôs o Projeto de Lei (PL) 435/2019, que determina a realização de cesariana a pedido da mulher, independentemente de indicação médica no Sistema Único de Saúde (SUS). Sob a justificativa de garantir autonomia das mulheres, reduzir violência obstétrica e evitar desfechos negativos, ela alega que o direito à cesariana deve ser estendido a todas as mulheres – no Sistema Particular, o acesso à cirurgia é amplo e irrestrito.

Há opiniões muito interessantes a respeito divulgadas por profissionais sérios e ativistas do parto no Brasil, como , e . Mas queria convidar vocês a pensar comigo e trago um dado pessoal: na minha prática, eu nunca (NUNCA) vi mulheres amplamente informadas ESCOLHEREM a cesariana para o nascimento de seus filhos. É claro que há mulheres que, por traumas anteriores ou quaisquer outras questões pessoais, mesmo depois de informadas, vão preferir a cirurgia. Mas o que a esmagadora maioria delas quer é respeito, dignidade, confiança, segurança de que está tudo correndo bem, apoio, acolhimento, opções para lidar com a dor (desde uma palavra de encorajamento até a analgesia à disposição). Tá tudo bem ter medo, tá tudo bem achar que não vai lidar bem com a dor, tá tudo bem se sentir insegura, tá tudo bem ter medo dos partos vaginais violentos (aliás, confesso que, se a opção fosse parto violento ou cesárea, eu escolheria a cesárea). O que não está tudo bem é achar que uma cirurgia que traz mais riscos tanto para ela quanto para o bebê é o que irá solucionar esse monte de parto desumano que vemos por aí.

É por isso que (senta na cadeira que agora eu vou ser dura mesmo): eu sou contra as cesarianas sem justificativa médica. Contra mesmo. Entendo o direito da mulher sobre seu corpo, entendo sua autonomia, respeito seus medos e sua história.

(continua na segunda foto)
Repost from

[Empoderamento] Já pararam para pensar que parir diz muito sobre o empoderamento feminino? Sim, as mulheres estão redesc...
20/03/2019

[Empoderamento] Já pararam para pensar que parir diz muito sobre o empoderamento feminino? Sim, as mulheres estão redescobrindo seus corpos, sua força, sua essência, e parir é isso! É tirar o parto das mãos dos médicos (homens) e colocar na mão das verdadeiras detentoras de todo o poder e de quem realmente FAZ o parto: AS MULHERES! Nós, profissionais de saúde, apenas assistimos essas mulheres se transformarem, ganharem vida, lutarem... o parto quem faz são elas, o parto é todinho delas!
Parir é se redescobrir, é tirar todo o seu poder feminino (que foi massacrado por anos de opressão) e dizer: EU QUERO, EU POSSO, EU CONSIGO! E para você mulher que está lendo isso: eu quero que você saiba que você pode parir! Não deixe ninguém te fazer pensar o contrário disso! Procure sempre pessoas que embarcam no seu desejo, que irão te ajudar e lutar com você! Tenha uma rede de apoio! E se precisar de qualquer coisa, eu estou aqui para te ouvir!
Foto da maravilhosa
Clicada por

Endereço

Tv. Alm. Protógenes Guimarães, 42 - Catete
Rio De Janeiro, RJ
22221050

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Camila Mello Doula posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Camila Mello Doula:

Compartilhar