01/09/2024
O nosso tema de hoje é:
As consequências do uso excessivo de celulares, tablets, computadores, e outros aparelhos electrónicos que trabalham com radiações. (4ª parte).
* Saúde mental também é muito impactada
A saúde mental pode ser amplamente impactada pelo uso excessivo do celular. A princípio, as notificações e mensagens recebidas no aparelho já servem de gatilho para a ansiedade em algumas pessoas, o que pode ser bastante prejudicial. 1
Por outro lado, temos a dependência de aprovação e relevância nas redes sociais, que faz com que indivíduos associem sua autoestima e valor a quantidade de curtidas, comentários e visualizações que recebem nas plataformas digitais. 1
Nesse caso, distúrbios depressivos, transtornos obsessivos e problemas de autoaceitação podem ser originados ou agravados pelo vício em smartphones. 1
* Distúrbios do sono
Vários distúrbios do sono podem ter ligação com a forma e o momento em que usamos os aparelhos móveis. 1
Em primeiro lugar, a luz artificial dos dispositivos eletrônicos pode atrapalhar a secreção natural de melatonina, conhecida como hormônio do sono, substância que auxilia no controle do ciclo de sono-vigília, essencial para indicar ao organismo que está anoitecendo e chegando a hora de descansar. 1
Além disso, o uso do celular pode ser extremamente estimulante, fazendo com que o cérebro tenha dificuldade para relaxar. Assim, ficar muito tempo com o aparelho antes de dormir ou até levá-lo para a cama pode atrasar o início do repouso, encurtando o período de descanso e, consequentemente, leva à sonolência excessiva durante o dia. 1
* Problemas de concentração
O celular pode fornecer muitos estímulos e distrações ao cérebro, causando problemas de concentração no mundo real, que não possui os mesmos impulsos. 1
Além disso, o uso do aparelho impede que perceba o que está acontecendo ao redor, o que aumenta o risco de acidentes, como quedas ao caminhar e colisões no trânsito. 1
Siga a 5ª parte!