31/05/2026
ORDENFA ENCERRA ACTIVIDADES ALUSIVAS AO DIA INTERNACIONAL DO ENFERMEIRO NO CUANZA-NORTE
A Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA) encerrou, na sexta-feira, 29 de Maio, as actividades alusivas ao Dia Internacional do Enfermeiro, assinalado a 12 de Maio. O acto decorreu no anfiteatro do Instituto Técnico Médio de Saúde Arminda Faria, em Ndalatando, província do Cuanza-Norte, e contou com o apoio da Delegação Provincial do Ministério do Interior (MININT) e do Conselho Provincial de Enfermagem da ORDENFA.
Na ocasião, o Bastonário da ORDENFA, Eduardo Elambo Caiangula, destacou a importância do Código de Ética dos Enfermeiros, sublinhando que este instrumento orienta o exercício profissional e estabelece mecanismos de responsabilização perante eventuais denúncias relacionadas com a prestação de cuidados de enfermagem nas unidades sanitárias. Por sua vez, o Comissário Bombeiro Hermínio Cazukuto, em representação do Delegado Provincial do MININT no Cuanza-Norte, Comissário José Fernandes, enalteceu o papel dos enfermeiros na sociedade, salientando a sua dedicação no alívio do sofrimento e na promoção da saúde das populações.
O evento reuniu profissionais de saúde, académicos, investigadores e responsáveis da Delegação Provincial do MININT, tendo culminado com a realização de uma palestra subordinada ao tema “O Empoderamento do Profissional de Enfermagem”, que marcou o encerramento oficial das celebrações do Dia Internacional do Enfermeiro na província.
ORDENFA: MODERNIZAÇÃO, REPUTAÇÃO, DIGNIDADE