22/11/2019
Existe uma relação tóxica entre a Alimentação e a Depressão. A cada dia que passa aumenta mais e mais o número de pessoas depressivas e com crises ansiosas pelo mundo afora. Venho recebendo mais pessoas no consultório que tomam medicamentos para melhora destes quadros ou que já tomaram ou pelo menos conhecem alguém que toma.
Aonde esta o erro?
Em muitos lugares, mas o conserto está dentro de cada uma dessas pessoas.
Sei que as vezes é muito difícil sair de um quadro depressivo ou de controlar a ansiedade, mas é parte do tratamento o desejo de ser tratado.
Dentro do arsenal utilizado no combate a depressão, com certeza a ALIMENTAÇÃO desempenha um papel de grande relevância.
Siim, vou puxar sardinha pro meu lado e falar brevemente o quanto a alimentação pode influenciar de forma negativa e positiva isso tudo: Açúcares e gordura saturada: por terem ação inflamatória, se consumidos em grande quantidade, piora os sintomas pois aumentam a inflamação.
Carência de Vitamina D: age diretamente em neurotransmissores e sua deficiência piora a inflamação
Frutose: o excesso de frutose proveniente do xarope de milho está relacionado a aumento de demência danos cerebrais pela depleção de serotonina
Fontes: alimentos ultraprocessados (checar lista de ingredientes). A Dieta do Mediterrâneo baseada em frutas, vegetais, azeite de oliva, peixes, cereais integrais e oleaginosas tem ação protetora contra esse mal, entre tantos outros🙏🏻
E tem o ponto mais importante de todos: SER FELIZ com a sua comida e comer aquilo que te faz bem, seguindo o princípio do equilíbrio e da permissividade sem culpa🙂 💕 #