12/05/2026
A VÁLVULA DO ESPAÇADOR PODE ESTAR ATRAPALHANDO O TRATAMENTO!
Muitas vezes a criança usa a bombinha corretamente… mas a medicação não chega ao pulmão como deveria.
Um dos motivos pode ser a válvula interna do espaçador “trancada”.
• Como ela funciona?
Quando a criança puxa o ar, a membrana da válvula abre e permite a entrada da medicação.
Quando solta o ar, ela fecha novamente para manter o fluxo correto da medicação dentro do espaçador.
• Porém, quando essa válvula f**a travada:
• ela não abre adequadamente;
• a criança não consegue puxar a medicação;
• o tratamento perde eficácia;
• a melhora pode demorar mais para acontecer.
Por isso, além da técnica correta, é essencial verif**ar se o espaçador está funcionando adequadamente.
E por ai? Como esta as válvulas?