22/05/2026
A obesidade é uma doença crônica e, por isso, o tratamento precisa ser visto com a seriedade e o cuidado de um processo de longo prazo.
Como endocrinologista, eu costumo dizer que ninguém corre uma maratona sem preparo, sem estratégia e querendo chegar ao quilômetro final nos primeiros minutos. No tratamento da obesidade, acontece da mesma forma.
Vivemos em uma cultura que valoriza o “resultado rápido”, mas o corpo não funciona na velocidade das promessas milagrosas. Mudanças reais levam tempo. E, muitas vezes, o que parece lento é justamente o que pode ser sustentável.
O objetivo não é apenas emagrecer. É melhorar exames, reduzir riscos, recuperar disposição, preservar saúde mental, ganhar qualidade de vida e construir hábitos que façam sentido na rotina de cada paciente 🤎
No fim da maratona, o que realmente importa não é quem começou mais rápido, é quem conseguiu seguir em frente com equilíbrio, saúde e constância.