24/06/2026
Quando as temperaturas caem, é comum sentirmos menos sede - e com as crianças isso também acontece. Mas o organismo continua precisando de água para funcionar bem, especialmente nessa época do ano, em que infecções respiratórias se tornam mais frequentes.
Além de ajudar no funcionamento do organismo, a hidratação tem um papel importante na saúde das vias respiratórias, no funcionamento do intestino e na recuperação durante gripes e resfriados, tão comuns no inverno.
Nos bebês, o leite materno segue sendo uma excelente fonte de hidratação. Já nas crianças maiores, vale estimular o consumo de água mesmo quando elas não pedem espontaneamente. Frutas, sopas, caldos e alimentos ricos em água também ajudam bastante nesse processo.
Alguns sinais podem indicar que a criança está ingerindo menos líquidos do que precisa, como boca seca, urina escura, irritabilidade, cansaço ou redução da frequência urinária.
No inverno, muitas vezes lembramos dos casacos, das mantas e dos cuidados com o frio, mas a hidratação também precisa fazer parte dessa rotina de cuidado, pois protege o corpo, mantém a imunidade forte e ajuda até na concentração.
Dra. Letícia Pivatto – CRM 141045/ RQE 1229771
Pediatria e Neonatologia