Dra. Karoline Brati

Dra. Karoline Brati Informações para nos contatar, mapa e direções, formulário para nos contatar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Dra. Karoline Brati, Medicina e saúde, Rua Expedicionário, n. 510 centro, Campos Novos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria e o Ministério da Saúde, não é recomendado oferecer doces e açúcar nos prime...
12/12/2022

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria e o Ministério da Saúde, não é recomendado oferecer doces e açúcar nos primeiros anos de vida. ❌

➡️ Isso porque a oferta precoce de açúcar pode aumentar o risco de sobrepeso, obesidade, diabetes e cáries.

🥦 A criança menor de 2 anos ainda está formando seu paladar e o consumo de alimentos doces influencia negativamente esse processo fazendo com que a criança prefira os alimentos cada vez mais doces e comece a recusar os alimentos menos palatáveis como frutas e hortaliças.

🧠 Sim, o açúcar vicia! Além de causar o vício no paladar, esse efeito negativo é observado no cérebro das crianças. A dependência do açúcar, pode se manifestar através de distúrbios de comportamento: hiperatividade, dificuldade de concentração, irritabilidade e outros problemas psicológicos podem estar ligados à dieta e ao excesso de consumo de açúcar.

Até os dois anos do seu bebê, evite o açúcar!!! ✅

Quer saber mais? Entre em contato! 😉
📞 (49) 3544-0043
📲 (49) 9 9947- 7112

De acordo com estudos, a insônia está ligada ao aumento de peso e à obesidade. Um dos motivos é que a falta de sono alte...
28/11/2022

De acordo com estudos, a insônia está ligada ao aumento de peso e à obesidade. Um dos motivos é que a falta de sono altera o metabolismo, fazendo com que a pessoa sinta mais vontade de comer.

👉 Quanto menos um indivíduo dorme, mais tempo ele terá para procurar comida. Portanto, o consumo diário de calorias irá aumentar.

Ao mesmo tempo, quem dorme pouco tem mais fadiga, menos disposição e acaba praticando menos exercícios físicos, fazendo com que haja um desequilíbrio no balanço energético e, consequentemente, aumento de peso. ‼️

〰️ OU SEJA: as pessoas engordam porque começam a ingerir mais calorias e gastar menos energia.

👉 A falta de sono também reduz os níveis de Leptina (hormônio da saciedade) no organismo, aumenta os níveis de Grelina (hormônio da fome) e gera cansaço.

Esses fatores aumentam a fome, diminuem o gasto energético e aumentam o consumo de alimentos calóricos, fazendo com que a pessoa entre em um ciclo vicioso no qual ela f**a cada vez mais cansada, com mais fome e menos disposição para praticar atividades físicas.

Para saber mais, entre em contato! 😉
📞 (49) 3544-0043
📲 (49) 9 9947- 7112

O tratamento para o hipotireoidismo é a reposição sintética de hormônios, através de medicação, normalmente por toda a v...
03/11/2022

O tratamento para o hipotireoidismo é a reposição sintética de hormônios, através de medicação, normalmente por toda a vida. Mas existe um produto que pode trazer benefícios para quem tem hipotireoidismo, e ele não está nas farmácias, mas sim, no supermercado.

É isso mesmo! 😀

👉 A castanha-do-pará é um alimento rico em selênio, um antioxidante que tem o poder de reduzir a inflamação na tireoide, estimular a produção dos hormônios T3 e T4, potencializando assim a ação dos hormônios repostos através da medicação.

Um alimento popular que tem origem do Norte da Amazônia, delicioso e que traz tantos benefícios para a nossa saúde, precisa ser aproveitado e muito! ✅

Quer saber mais? Entre em contato e agende sua consulta! 😉
📞 (49) 3544-0043
📲 (49) 9 9947- 7112

A vitamina D pode ser obtida a partir do consumo de óleo de fígado de peixe, carnes e frutos do mar. A vitamina D é fund...
27/10/2022

A vitamina D pode ser obtida a partir do consumo de óleo de fígado de peixe, carnes e frutos do mar. A vitamina D é fundamental para o equilíbrio do organismo. ✅

👉 Esse hormônio produzido pelo próprio corpo é sintetizado através dos raios solares e previne diversas doenças, como a hipertensão e o diabetes, por exemplo.

🔹 Confira quais alimentos são ricos em Vit. D:
1. Bife de fígado;
2. Sardinha;
3. Cogumelos;
4. Salmão selvagem;
5. Queijo.

Quando se fala em aumentar os níveis de vitamina D no organismo, a primeira (e talvez única) maneira que vem à cabeça da maioria das pessoas é a exposição ao sol. Mas os alimentos são de suma importância para absorção desta vitamina. 😉

Sua principal função é promover a absorção intestinal de cálcio e fósforo que são fundamentais para a saúde do osso.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato! 😀
📞 (49) 3544-0043
📲 (49) 9 9947- 7112

Desde cedo ouvimos falar que precisamos do cálcio para crescermos fortes e saudáveis. E é verdade! Este mineral é essenc...
20/10/2022

Desde cedo ouvimos falar que precisamos do cálcio para crescermos fortes e saudáveis. E é verdade! Este mineral é essencial para melhorar a estrutura óssea do nosso corpo, força e contração muscular, além de auxiliar no processo de coagulação sanguínea e manter o equilíbrio do pH do sangue. ‼️

👉 Se você quer uma dieta saudável, alimentos ricos em cálcio devem ser incluídos.

Obviamente que o primeiro alimento que vem à mente quando falamos em cálcio é o leite. Seu consumo pode conter o mineral sim, mas também pode causar desvantagens para o organismo como intolerância à lactose e, por isso, é importante que você conheça outras fontes de cálcio. Arraste para o lado e confira! 😉

Quer saber mais? Entre em contato! 😃
📞 (49) 3544-0043
📲 (49) 9 9947- 7112

Esses alimentos podem ter efeitos como: - sensação de estufamento;- retenção de líquidos;- ganho de peso;- gases;- azia;...
06/10/2022

Esses alimentos podem ter efeitos como:
- sensação de estufamento;
- retenção de líquidos;
- ganho de peso;
- gases;
- azia;
- enxaqueca;
- inchaço estomacal;
- inflamação sistêmica;
- risco de várias doenças.

Fique atento e evite alimentos inflamatórios! 😉

Em caso de dúvidas, entre em contato.
📞 (49) 3544-0043
📲 (49) 9 9947- 7112

Muitos pacientes vêm com esse questionamento, mas a resposta é: NÃO! ‼️👉 Mesmo com os níveis de glicemia normalizados, o...
22/09/2022

Muitos pacientes vêm com esse questionamento, mas a resposta é: NÃO! ‼️

👉 Mesmo com os níveis de glicemia normalizados, o paciente que tem diabetes precisa manter o uso dos remédios para um resultado em seu tratamento.

▫️ Os medicamentos só podem ser suspensos ou alterados em casos de ajuste de doses ou mudanças do tipo da droga, o que deve ser feito apenas pelo seu médico responsável.

Isso acontece, porque normalmente as pessoas que tem Diabetes tipo 2, fazem uso de muitos medicamentos diariamente, pois além do diabetes, estas pessoas costumam ter pressão alta, colesterol alto, entre outras enfermidades.

👉 Somente com o uso de medicação para controlar o diabetes, não é possível minimizar as complicações. Precisamos adotar hábitos de vida saudáveis. ‼️

Dúvidas? Entre em contato! 😉
📞 (49) 3544-0043
📲 (49) 9 9947- 7112

SIM! 👍👉 A boca seca é um dos sintomas que pode ocorrer devido ao aumento nos níveis de açúcar no sangue ou até mesmo por...
12/09/2022

SIM! 👍

👉 A boca seca é um dos sintomas que pode ocorrer devido ao aumento nos níveis de açúcar no sangue ou até mesmo por efeitos colaterais ao uso de medicamentos do tratamento da diabetes.

Além disso, pode ser indicativo não relacionados a doença em si, como: dormir de boca aberta, tabagismo ou falta de hidratação. ‼️

▫️ Por conta disso, pode-se dizer que nem sempre boca seca é sinal de diabetes, mas é um sintoma para ser investigado.

- O ideal é manter alguns cuidados de prevenção:
▫️ Se faz uso de medicamentos para tratamento da diabetes, deve ser informado ao seu
médico para que mude o tipo de substância ou altere a dosagem para observar resultados.

▫️ Se a causa for a elevação constante dos níveis de glicose no sangue, monitorar rigorosamente os níveis e manter sob controle através do cuidado na alimentação pode surtir resultados rápidos.

Em caso de dúvidas, entre em contato. Estou à disposição para ajudar! ✅
📞 (49) 3544-0043
📲 (49) 9 9947- 7112

Chocolates, bolos, docinhos de festa, balas... É difícil resistir à tentação de comer um doce, não é mesmo?! O problema ...
02/09/2022

Chocolates, bolos, docinhos de festa, balas... É difícil resistir à tentação de comer um doce, não é mesmo?! O problema é que açúcar em excesso não combina com alimentação saudável.

👉 A propósito, você já deve ter ouvido alguém falar que quem come muito doce corre o risco de f**ar diabético.

A verdade é que não! ‼️
Não é o consumo excessivo de açúcar que causa o desenvolvimento do distúrbio. ❌

👉 O diabetes tipo 2, que engloba 90% dos casos diagnosticados da doença no mundo, é causado por uma combinação de fatores. Entre os principais estão o sedentarismo, a tendência genética e o ganho de peso.

👉 É claro que isso não exclui o consumo excessivo de açúcar. Contudo, se o indivíduo tem uma dieta rica em açúcar, mas, em contraposição, tem uma rotina de exercícios que garante a manutenção do peso, provavelmente não desenvolverá a doença.

Você já sabia disso? 🤔

Em caso de dúvidas, entre em contato! 😉
📞 (49) 3544-0043
📲 (49) 9 9947- 7112

Não é novidade para ninguém de que o açúcar faz mal à saúde. Mas você sabia que ele pode viciar e causar dependência? 🤔▫...
22/08/2022

Não é novidade para ninguém de que o açúcar faz mal à saúde. Mas você sabia que ele pode viciar e causar dependência? 🤔

▫️ Sabemos que não é saudável, mas toda vez que sentimos seu gosto, acabamos querendo mais. Então, o que acontece com o açúcar que nos faz desejá-lo, mesmo quando realmente não precisamos dele?

👉 A excitação e a sensação de prazer causada pelo açúcar pode ser comparada a uma droga, pois ele age na mesma região cerebral, provocando as mesmas reações químicas que geram a dependência.

➡️ Você é daqueles que dizem: “eu não consigo viver sem comer doce”? Tudo que você se sente incapaz de viver sem, é um vício. Já pensou sobre isso? ⚠️

O looping do açúcar no nosso corpo acontece todas as vezes que comemos altas concentrações, seja na adição de colheradas no café, um refrigerante no almoço acompanhado de um pudim de sobremesa, um pacote de biscoito ou um pedaço de bolo no lanche da tarde, uma barra de chocolate ou algumas bolas de sorvete após o jantar. 🍫🍭

👉 Esses são alguns exemplos em que o açúcar está presente em grande quantidade, e infelizmente, a maior parte das pessoas consome pelo menos algum desses produtos ao longo do dia.

Quer saber mais? Entre em contato! 😉
📞 (49) 3544-0043
📲 (49) 9 9947- 7112

Você costuma atacar a geladeira durante a madrugada? 👀👉 Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a má relação com a...
04/08/2022

Você costuma atacar a geladeira durante a madrugada? 👀

👉 Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a má relação com a comida é uma realidade para até 4,7% dos brasileiros, que têm algum tipo de transtorno alimentar.

▫️ A síndrome tem os seguinte características: episódios recorrentes de comer à noite, manifestados por fome após despertares noturnos ou exagerado consumo de comida após o jantar.

▫️ Esse problema está associado ao estresse e, apesar de apresentar um padrão desorganizado, é diferente do transtorno da compulsão alimentar (TCA) por ocorrer exclusivamente à noite, com episódios de urgência alimentar e o condicionamento do sono com o ato de comer.

Nessa síndrome do comer noturno existe uma urgência em comer geralmente lanches ou o que estiver disponível. 🔻

- A pessoa busca a sensação de conforto para poder dormir ou voltar a dormir. Nesses casos, o nutricionista pode orientar o paciente quanto aos tipos de alimentos que ele tem disponíveis em casa, para que possa fazer escolhas melhores.

Em caso de dúvidas, consulte um médico😉
📞 (49) 3544-0043
📲 (49) 9 9947- 7112

Antes de tudo, é importante destacar que a fome excessiva, em alguns casos, pode ser sinal de compulsão alimentar. ⚠️👉 T...
24/07/2022

Antes de tudo, é importante destacar que a fome excessiva, em alguns casos, pode ser sinal de compulsão alimentar. ⚠️

👉 Transtorno que causa uma necessidade e desejo descontrolado de comer, embora a pessoa já esteja satisfeita. Nesse caso, o problema não está exatamente em uma dieta pobre em nutrientes.

Porém, é importante ressaltarmos aqui que o aumento da fome é normal, principalmente, durante a adolescência, quando o jovem está em fase de crescimento rápido e há grandes alterações hormonais no organismo. 👍

👉 Além disso, essas outras 3 questões também podem causar excesso de fome, que são:
1. desidratação
2. excesso de farinha e açúcar
3. excesso de estresse e noites mal dormidas

"Mas, como combater isso?" 🧐

- Bom, a primeira coisa a fazer é priorizar fontes de carboidratos mais complexos (grãos inteiros como aveia, quinoa e ferro) em vez de carboidratos refinados (como pães e massas brancos) para conter a fome.

No entanto, se os sintomas de fome constante persistirem, é importante consultar um médico para avaliar possíveis alterações hormonais ou a presença de alguma doença. 😉

📞 (49) 3544-0043
📲 (49) 9 9947- 7112

Endereço

Rua Expedicionário, N. 510 Centro
Campos Novos, SC
89620-000

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Dra. Karoline Brati posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar