01/06/2026
Muitas pessoas chegam ao consultório carregando uma sensação constante de frustração. Sentem que estão tentando, se esforçando, mudando hábitos e, ainda assim, o peso não responde da forma esperada. Com o tempo, isso acaba gerando culpa e a impressão de que faltou disciplina ou comprometimento.
Mas o organismo é muito mais complexo do que isso. Na Endocrinologia, entendemos que o emagrecimento depende de um ambiente metabólico equilibrado. Hormônios, sono, estresse, composição corporal, resistência insulínica, inflamação e histórico de dietas anteriores influenciam diretamente a forma como o corpo responde.
Muitas vezes, o que parece falta de resultado é, na verdade, um organismo funcionando em modo de adaptação e proteção. Por isso, tratamentos baseados apenas em mais restrição tendem a ignorar fatores importantes do processo. O acompanhamento médico busca justamente investigar essas causas, compreender o funcionamento individual de cada paciente e definir ações mais sustentáveis ao longo do tempo.
O cuidado com a saúde não deve ser conduzido na base da culpa ou da exaustão. Ele precisa ser orientado com acompanhamento médico adequado.
Se você sente que está tentando de tudo e ainda não consegue entender por que o seu corpo não responde, talvez seja o momento de investigar esse processo de forma mais profunda e individualizada. Agende sua consulta pelo link da bio ou direct.
Dra. Kelly Sakamoto Heinig
Endocrinologista - RQE 9176