14/12/2021
Nas últimas semanas recebi muitos clientes com queixas de dor no ombro, claro que há uma grande influência da postura, e das atividades laborais, mas não posso deixar de pensar nos aspectos emocionais relacionados a este seguimento corporal.
Será que todos estes clientes estavam vivendo o mesmo conflito? Claro que não. Cada um tem suas percepções e reagem de forma diferente em cada situação, por isso, o local exato da dor, o movimento que agrava, o horário do dia em que há piora, são pistas do que pode ter acontecido para desencadear esta dor.
Segundo as leis biológicas , as dores na região do ombro (cintura escapular) estão relacionadas aos sentimentos de impotência e desvalorização, geralmente acompanhados por uma sensação de culpa e consciência pesada por não conseguir ser um bom filho, boa mãe ou bom companheiro. Mais frequente em mulheres, por sentirem-se incapazes de proteger estas pessoas.
Dependendo da localização da dor, a pessoa pode estar vivendo situações onde se sentiu incapaz de afastar ou aproximar algo ou alguém de sí.
Quando apresentamos algum tipo de inflamação nesta área, estamos resolvendo um conflito ligado aos nossos superiores ou a pessoas que exercem alguma autoridade sobre nós. “Por exemplo: não reconhecem nossos esforços, não elogiam nosso trabalho, tomam para si nossas idéias, criam conflitos desnecessários, não colaboram conosco e, ainda, negam que estejam nos causando qualquer infortúnio.
Dores na região posterior do ombro podem estar relacionados a sentir-se traído Ex: ” Eu não eperava que esta pessoa fizesse isso....)
As dores na região superior do ombro estão mais relacionadas com sentir-se incapaz de resolver uma determinada situação, como se tivesse que carregar um fardo muito grande, sensação de estar literalmente carregando o mundo nas costas, e ainda por cima não ser reconhecido por este esforço.
Nossas escápulas são vestígios das nossas asas, e quando nos sentimos incapazes de sermos livres, (falta de liberdade) também podemos ter dores e limitações de movimentos nesta região.
Nosso corpo dá sinais do que se passa em nossa mente, saber escutá-lo, e buscar ajuda para resolver estes conflitos, é a forma de sermos mais resolutivos em nossos tratamentos.
Podemos só tomar um analgésico ou tratar o sintoma, mas se não formos na causa real, olhar para o que realmente não estamos resolvendo na nossa vida, muito provavelmente estas dores irão voltar.
Se isso também faz sentido para você, curte e compartilha com que vive se queixando de dores nos ombros.
Agendamentos 51 999451991