03/06/2026
🌸 Existem mulheres que PRECISAM ser homenageadas e lembradas para sempre.
Eu tive a oportunidade de trabalhar no Hospital das Clínicas no início da minha carreira sob sua gestão. Era a única mulher a alcançar esse título acadêmico, que até então só havia sido liderada por médicos renomados.
Na área da Medicina, existem poucos médicos que a gente só consegue chamar de professor e ela era uma delas.
Cumprimentava todos, desde a faxina até o último escalão, sempre elegante, educada e muito pró-ativa com as mulheres; fazia questão de abrir as portas.
Quando pedi demissão, ela me concedeu 7 cartas de recomendação assinadas por todos os professores titulares da FMUSP, sem exceção. Me desejou muito sucesso e que eu ainda iria chegar muito longe.
Sempre operava com as unhas vermelhas, pois dizia que nos congressos, as fotos e os vídeos ao vivo, deveriam saber que por baixo daquelas luvas, existia uma mulher extremamente competente e ética operando.
Tinha uma exímia habilidade de manusear e suturar nas cirurgias proctológicas, difíceis e trabalhosas. Era exigente, mas nunca a vi maltratar ninguém.
Foi a primeira mulher a ingressar na residência do HC, é conhecida internacionalmente por liderar os tratamentos, técnicas e artigos científicos do câncer de reto. A maior especialista mulher do mundo nessa área.
O mais impressionante era vê-la atravessando os corredores às 6 da manhã e TODOS os cirurgiões homens, reverenciando com muito respeito a sua presença, que era extremamente marcante.
Na pandemia, ficou 50 dias internada na UTI e se recuperou drasticamente porque queria operar e continuar seu legado na Medicina.
Decidiu não ter filhos para poder alcançar todo esse patamar. Obrigada, Prof. Dra. Angelita Habr Gama, sua trajetória é realmente admirável. 🙏