24/05/2026
Fui graduado Faixa Azul.
Comecei a treinar Jiu-Jitsu por causa da minha filha. Ela queria fazer natação, mas não consegui a vaga. O Jiu-Jitsu aparecia como opção perto da casa dela, pela prefeitura. Insisti pra ela tentar, ela fez e gostou muito.
Como eu tinha Gympass, comecei a treinar pra incentivar.
O que eu não imaginava é que aquilo também mudaria a minha vida. Com 38 anos, senti o peso do sedentarismo, limitações físicas, dores e a dificuldade de começar algo do zero depois de adulto. Muitas vezes achei que meu corpo não acompanharia, pensei que talvez tivesse que parar.
No quarto mês, entendi que teria que mudar a rotina, dormir melhor, comer melhor e respeitar a premissa de que evolução não acontece pulando etapas.
Cada treino, cada repetição, cada grau na faixa branca foi construindo algo que vai muito além da luta: disciplina, amizades, altos e baixos, resiliência.
Quando meu nome saiu para a faixa azul, achei que ainda não era a hora. Pensei em pedir ao Sensei para esperar mais. Mas entendi que nunca estaremos prontos e que a faixa representa apenas o cumprimento de uma etapa.
A faixa azul não me faz melhor que ninguém. Ela só representa que eu continuei, e isso, pra mim, já significa muito. Principalmente porque muita gente desiste exatamente nessa fase. Então minha primeira meta na faixa azul é simples: permanecer.
Quero agradecer minha filha, que foi o começo de tudo. Agradecer também quem me incentivou fora do tatame, abriu espaço pra eu treinar e esteve presente nos momentos difíceis.
Aos meus professores .dama.almeida e .bassi , por todos os ensinamentos e paciência nessa caminhada.
Ao meu amigo , que entrou nessa comigo e dividiu horas de treino, conversas sobre Jiu, vídeos e podcasts. Realmente estamos buscando entender o mundo dessa arte suave, mesmo sendo faixas brancas.
Aos meus colegas de treino da que me ajudam diariamente, aos amigos de fora da academia que trocam visão, dão conselhos e participam de alguma maneira.
Eu ainda não sei até onde consigo chegar no Jiu-Jitsu. Mas tenho certeza de uma coisa: nesses últimos tempos, o Jiu-Jitsu fez de mim uma pessoa melhor.
Oss.