AMAmentar AMAmentar, foi criado com o objetivo de auxiliar você no momento mais importante da vida do seu filho, a AMAMENTAÇÃO.

AMAMENTAÇÃO PARA INICIANTES. Antes de qualquer coisa, conheça os pontos básicos da amamentação:Quando o bebê pega o peit...
16/10/2016

AMAMENTAÇÃO PARA INICIANTES.
Antes de qualquer coisa, conheça os pontos básicos da amamentação:
Quando o bebê pega o peito direitinho, a amamentação não deve doer.
O bebê tem de colocar quase a aréola inteira dentro da boca para mamar.
Quanto mais o bebê sugar, mais leite a mãe vai produzir.
O tamanho do peito não tem nada a ver com a produção de leite.
Um peito que produz leite suficiente não necessariamente f**a vazando.
O leite de verdade só aparece três ou quatro dias depois do parto. É assim com todas as mulheres. O que vem antes, o colostro, é ótimo para o bebê, mas a quantidade é pequena mesmo.
É normal o bebê perder cerca de 10% do seu peso nos primeiros dias. Ele nasce com uma "reserva" e volta a ganhar peso conforme o leite desce e ele se acostuma com a amamentação.

SAÚDE INCENTIVA SALA DE APOIO A AMAMENTAÇÃO...Uma preocupação que toma conta de toda mãe que vai voltar a trabalhar é co...
18/03/2015

SAÚDE INCENTIVA SALA DE APOIO A AMAMENTAÇÃO...
Uma preocupação que toma conta de toda mãe que vai voltar a trabalhar é como fará para continuar amamentando seu filho. Pensando nisso, o Ministério da Saúde, juntamente com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SPB), tem incentivado as empresas a implantarem as salas de apoio à amamentação. Uma ação recente é a parceria desenvolvida pelos ministérios da Saúde e do Planejamento é realização de um documento para mobilizar as empresas estatais a implantarem este tipo de ambiente.
Com essa iniciativa, o retorno das mães ao trabalho não se torna um momento tão doloroso, pois continuam amamentando e mantendo o vínculo afetivo. Além de terem a oportunidade de continuar amamentando seus filhos pelo tempo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é até os dois anos ou mais.
Em 2010, o Ministério da Saúde, juntamente com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), regulamentou a implementação das salas de apoio à amamentação nas empresas por meio da Nota Técnica Conjunta nº 01/2010. A sala não exige uma estrutura complexa. Por isso, sua implantação e manutenção são de baixo custo. Além disso, todos são beneficiados: mães, bebês e empresas. “Todos ganham com as salas de amamentação. A mulher falta menos ao trabalho porque seu filho adoece menos, podendo retirar o leite e continuar amamentando. O bebê continua recebendo o leite materno, que possui anticorpos que previnem doenças, e por outro lado, as empresas demonstram valor às suas funcionárias ao reservar um espaço neste momento tão especial”, esclarece a coordenadora de Aleitamento Materno, Fernanda Monteiro.
As salas de apoio à amamentação são espaços dentro da empresa em que a mulher, com conforto, privacidade e segurança, pode esvaziar as mamas, armazenando seu leite em frascos previamente esterilizados para, em outro momento, oferecê-lo ao seu filho. Esse leite é mantido em um freezer a uma temperatura controlada até o fim do dia. Cada recipiente é etiquetado, identif**ando o nome da mãe, a data e a hora da coleta. No fim do expediente, a mulher pode levar seu leite para casa para que seja oferecido ao filho ou pode ainda doá-lo a um Banco de Leite Humano.
O Ministério da Saúde vem realizando oficinas de capacitação nos estados e municípios que tenham interesse em adotar a ação. As capacitações consistem em formar profissionais para sensibilizarem gestores e patrões de instituições públicas e privadas sobre as variadas formas de se apoiar a amamentação no ambiente profissional.
Esses profissionais são capacitados a apoiar, orientar e supervisionar a implementação de salas de apoio à amamentação nas empresas, a adoção ao programa Empresa Cidadã com a implementação da licença maternidade de seis meses, entre outras ações de apoio à mulher trabalhadora que amamenta.
Resultados – O Ministério da Saúde também iniciou, no mês passado, uma parceria com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano para implantarem salas de apoio à amamentação nas maternidades onde existem os bancos. As oficinas iniciadas a menos de um mês já dão resultados. O primeiro a inaugurar a sala de apoio foi o Banco de Leite Humano do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP), em Recife. O Hospital Memorial de Guararapes, também em Recife, já inaugurou uma sala de apoio à trabalhadora que amamenta.
Amamentação – A recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o aleitamento materno seja exclusivo até os seis primeiros meses de vida do bebê e a amamentação até os dois anos de idade ou mais. Pesquisa divulgada em 2009, do Ministério da Saúde, mostrou que 34% das mães com bebê menor de um ano e que trabalham fora de casa não amamentam mais a criança. Enquanto que as mães que não trabalham fora, esse índice é menor, de 19%.
* Publicado originalmente no Blog da Saúde.

17/04/2013

E vem ai.... nossa semana estadual de doação de leite... 19 a 24 de maio 2013....

AMAmentar é amar...
29/03/2013

AMAmentar é amar...

26/02/2013
Gente... Já estamos a todo v***r... IV Semana Amamenta POC, vem ai... 05 a 09 de setembro.... Trabalhando para realizar ...
15/02/2013

Gente... Já estamos a todo v***r... IV Semana Amamenta POC, vem ai... 05 a 09 de setembro.... Trabalhando para realizar sonhos...

Aqui são apenas 10 motivos...

14/02/2013

Estudos comprovam: amamentar emagrece
Conquiste a boa forma e proteja o seu bebê contra diversas doenças

Amamentar emagrece...

Que o leite materno é fundamental para a saúde e bom desenvolvimento do bebê não se discute. Porém, algumas pessoas ainda discordam que seja possível perder peso apenas com este gesto. Inicialmente, a Organização Mundial da Saúde recomenda que todas as mães amamentem exclusivamente no peito até o sexto mês de vida da criança, momento em que podem ser introduzidos novos alimentos.

Mas, se você puder continuar amamentando depois disso, vá em frente! O leite continua sendo uma importante fonte de vitaminas, calorias e sais minerais, explica a enfermeira Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos, consultora internacional em aleitamento materno pelo International Board Certified Lactation Consultants (IBCLC).

Para conscientizar a todos desses benefícios, um estudo realizado pela Universidade da Geórgia, nos EUA, comprovou que as mães que fizeram da amamentação a alimentação exclusiva do bebê, perderam mais peso ao longo de 12 semanas após o parto, em comparação àquelas que combinaram a amamentação a outros alimentos. Esse resultado foi obtido mesmo com uma ingestão maior de calorias e pouca atividade física.

O estudo contou com a participação de 24 mães, com idades entre 19 e 45 anos. As 17 mulheres que amamentaram exclusivamente perderam mais peso, quando comparadas com as restantes, que introduziram outros alimentos ao cardápio do bebê. Porém, o resultado imediato foi o inverso, as mães do segundo grupo perderam mais peso inicialmente, mas, após a 8ª semana o primeiro grupo superou e perdeu mais medidas e gordura corporal. O ponto fundamental é que o corpo queima calorias produzindo leite, assim, apenas amamentando regularmente a mulher perde até 500 gramas por mês,

As glândulas mamárias localizadas nos seios da mãe produzem entre 600 e 800 mililitros diários de leite. Quando o bebê suga o seio, o corpo libera ocitocina, que é um hormônio que age na contração uterina, fazendo com que o útero volte ao tamanho normal. Porém, não pára por ai. Outro hormônio liberado é a prolactina, que inibe a atividade dos ovários, funcionando como um anticoncepcional natural até o bebê completar seis meses. Os benefícios não param por aqui: ainda protege a mãe contra câncer de mama, doenças
cardiovasculares e câncer de ovário, diminui a ansiedade e aumenta o vínculo afetivo com o bebê.

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 18/09/2008

SAÚDE INCENTIVA SALA DE APOIO A AMAMENTAÇÃO...Uma preocupação que toma conta de toda mãe que vai voltar a trabalhar é co...
04/12/2012

SAÚDE INCENTIVA SALA DE APOIO A AMAMENTAÇÃO...
Uma preocupação que toma conta de toda mãe que vai voltar a trabalhar é como fará para continuar amamentando seu filho. Pensando nisso, o Ministério da Saúde, juntamente com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SPB), tem incentivado as empresas a implantarem as salas de apoio à amamentação. Uma ação recente é a parceria desenvolvida pelos ministérios da Saúde e do Planejamento é realização de um documento para mobilizar as empresas estatais a implantarem este tipo de ambiente.

Com essa iniciativa, o retorno das mães ao trabalho não se torna um momento tão doloroso, pois continuam amamentando e mantendo o vínculo afetivo. Além de terem a oportunidade de continuar amamentando seus filhos pelo tempo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é até os dois anos ou mais.

Em 2010, o Ministério da Saúde, juntamente com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), regulamentou a implementação das salas de apoio à amamentação nas empresas por meio da Nota Técnica Conjunta nº 01/2010. A sala não exige uma estrutura complexa. Por isso, sua implantação e manutenção são de baixo custo. Além disso, todos são beneficiados: mães, bebês e empresas. “Todos ganham com as salas de amamentação. A mulher falta menos ao trabalho porque seu filho adoece menos, podendo retirar o leite e continuar amamentando. O bebê continua recebendo o leite materno, que possui anticorpos que previnem doenças, e por outro lado, as empresas demonstram valor às suas funcionárias ao reservar um espaço neste momento tão especial”, esclarece a coordenadora de Aleitamento Materno, Fernanda Monteiro.

As salas de apoio à amamentação são espaços dentro da empresa em que a mulher, com conforto, privacidade e segurança, pode esvaziar as mamas, armazenando seu leite em frascos previamente esterilizados para, em outro momento, oferecê-lo ao seu filho. Esse leite é mantido em um freezer a uma temperatura controlada até o fim do dia. Cada recipiente é etiquetado, identif**ando o nome da mãe, a data e a hora da coleta. No fim do expediente, a mulher pode levar seu leite para casa para que seja oferecido ao filho ou pode ainda doá-lo a um Banco de Leite Humano.

O Ministério da Saúde vem realizando oficinas de capacitação nos estados e municípios que tenham interesse em adotar a ação. As capacitações consistem em formar profissionais para sensibilizarem gestores e patrões de instituições públicas e privadas sobre as variadas formas de se apoiar a amamentação no ambiente profissional.

Esses profissionais são capacitados a apoiar, orientar e supervisionar a implementação de salas de apoio à amamentação nas empresas, a adoção ao programa Empresa Cidadã com a implementação da licença maternidade de seis meses, entre outras ações de apoio à mulher trabalhadora que amamenta.

Resultados – O Ministério da Saúde também iniciou, no mês passado, uma parceria com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano para implantarem salas de apoio à amamentação nas maternidades onde existem os bancos. As oficinas iniciadas a menos de um mês já dão resultados. O primeiro a inaugurar a sala de apoio foi o Banco de Leite Humano do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP), em Recife. O Hospital Memorial de Guararapes, também em Recife, já inaugurou uma sala de apoio à trabalhadora que amamenta.

Amamentação – A recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o aleitamento materno seja exclusivo até os seis primeiros meses de vida do bebê e a amamentação até os dois anos de idade ou mais. Pesquisa divulgada em 2009, do Ministério da Saúde, mostrou que 34% das mães com bebê menor de um ano e que trabalham fora de casa não amamentam mais a criança. Enquanto que as mães que não trabalham fora, esse índice é menor, de 19%.

* Publicado originalmente no Blog da Saúde.

01/10/2012

As mamães muito precocupadas e atenciosas com seus filhos acabam muitas vezes se esquencendo de cuidar da própria saúde, fiquem atentas!

01/10/2012

Vamos lá...

Amigas... Lindas...
16/08/2012

Amigas... Lindas...

Abertura da III Semana AMAmenta POC...Foi linduuuu...
16/08/2012

Abertura da III Semana AMAmenta POC...

Foi linduuuu...

Endereço

5840 Rua Da Beira
Pôrto Velho, RO

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando AMAmentar posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar