18/06/2026
O Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho, surgiu em 2005 por iniciativa de pessoas autistas e movimentos de autodefensoria, com o objetivo de promover uma visão positiva do autismo e reforçar que ser autista não é motivo de vergonha, mas sim uma forma diferente de perceber, sentir e interagir com o mundo.
A data busca incentivar a sociedade a compreender que o autismo faz parte da identidade da pessoa autista e que ela merece respeito, oportunidades, acessibilidade e inclusão em todos os espaços.
Mais do que uma comemoração, o Dia do Orgulho Autista é um momento para:
Valorizar a diversidade humana;
Combater o preconceito e o capacitismo;
Dar voz às próprias pessoas autistas;
Promover a aceitação e o respeito às diferenças;
Reconhecer as potencialidades, talentos e contribuições das pessoas autistas para a sociedade.
Enquanto muitas datas relacionadas ao autismo focam na conscientização, o Dia do Orgulho Autista destaca a importância da aceitação, do pertencimento e do reconhecimento da identidade autista.
Para a Associação Grupo Autismo Pinda (GAP), esta data reforça o compromisso de lutar diariamente por uma sociedade mais inclusiva, acessível e acolhedora, onde crianças, adolescentes, jovens e adultos autistas tenham seus direitos garantidos, sejam respeitados em suas singularidades e possam desenvolver todo o seu potencial.
Orgulho Autista é poder ser quem se é, sem precisar esconder suas diferenças para ser aceito. 💙♾️🧩