Dra Laura Fachin Greca

Dra Laura Fachin Greca Médica Endocrinologista
Titulada pela SBEM
CREMERS 26310
RQE 17830

A vitória de Alexander Zverev trouxe à tona um tema pouco conhecido sobre a vida do atleta. Há alguns anos, o tenista re...
08/06/2026

A vitória de Alexander Zverev trouxe à tona um tema pouco conhecido sobre a vida do atleta. Há alguns anos, o tenista revelou conviver com o Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1), uma condição que exige monitoramento constante e cuidados diários, principalmente para quem compete em altíssimo nível.

O Diabetes Tipo 1 é uma doença autoimune na qual o sistema imunológico ataca as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina. Como consequência, o organismo deixa de produzir esse hormônio, que é fundamental para controlar os níveis de glicose no sangue. 👉🏾Por isso, pessoas com DM1 dependem de aplicações diárias de insulina.

A rotina envolve acompanhamento médico frequente, monitorização da glicemia, ajustes de insulina e atenção especial durante exercícios físicos, já que tanto o esforço intenso quanto a alimentação podem influenciar diretamente os níveis de açúcar no sangue.

É importante destacar que o Diabetes Tipo 1 é diferente do Diabetes Tipo 2, que é a forma mais comum da doença. Enquanto no DM1 existe uma deficiência absoluta de insulina causada por um processo autoimune, no DM2 o organismo ainda produz insulina, mas apresenta resistência à sua ação.

👉🏾Embora compartilhem o mesmo nome, são condições com causas, tratamentos e características bastante distintas.

O recente caso do fisiculturista que perdeu a vida repercutiu bastante. Mas quantos casos semelhantes acontecem todos os...
28/05/2026

O recente caso do fisiculturista que perdeu a vida repercutiu bastante. Mas quantos casos semelhantes acontecem todos os dias e não são midiatizados? Só nós, médicos, sabemos.

Por isso, precisamos parar de aceitar os esteroides anabolizantes como uma atitude pontual (o famoso "foi só um ciclo") ou como algo “normalizado” porque muita gente usa.

Precisamos entender que tratar uma deficiência hormonal de testosterona é uma coisa. Outra, completamente diferente é elevar hormônios para níveis supra fisiológicos com objetivo estético ou de performance.

Na minha opinião, isso já se tornou um problema de saúde pública há tempos, pois conheço as histórias de quem chega até mim para tratar suas consequências - e até mesmo para querer usar com acompanhamento. E aí, entro em um outro ponto: não existe uso seguro de anabolizantes nem com toda a supervisão profissional do mundo.

Eis que aconteceu: a Anvisa aprovou o Ozivy®️, primeira caneta de semaglutida sintética de fabricação nacional, desenvol...
26/05/2026

Eis que aconteceu: a Anvisa aprovou o Ozivy®️, primeira caneta de semaglutida sintética de fabricação nacional, desenvolvida pelo laboratório EMS. Isso não é exatamente uma surpresa, pois muitos de nós já sabíamos que isso aconteceria assim que a patente da semaglutida expirasse no Brasil.

Na prática, isso tende a diversificar o mercado com novos medicamentos e, consequentemente, facilitar o acesso ao tratamento da obesidade para muitos pacientes.

Como médica, espero que novos bons medicamentos sejam lançados com qualidade, segurança e respaldo científico, ajudando mais pessoas a terem acesso ao tratamento adequado, especialmente em um cenário onde ainda vemos muitos pacientes interrompendo o cuidado pelos altos custos envolvidos.

Mas também vale um alerta importante: semaglutida não é “caneta da moda”. É medicação. Tem indicação, contraindicação, efeitos colaterais e precisa de acompanhamento médico sério.

E, antes que muita informação desencontrada comece a circular, vale esclarecer: o Ozivy®️ ainda não está sendo comercializado e o preço oficial do medicamento ainda não foi divulgado.

Um breve período de férias, porque descansar é importante. Parar um pouquinho também faz a gente voltar com ainda mais e...
19/05/2026

Um breve período de férias, porque descansar é importante. Parar um pouquinho também faz a gente voltar com ainda mais energia e disposição.

Na próxima segunda-feira (25/05) já estou de volta ao consultório.

Até lá, se precisar sanar alguma dúvida, o consultório segue aberto para ajudar vocês.

A Rutinha é boa e a Raquel é má. Recentemente, eu falei por aqui sobre o LDL, o chamado colesterol “ruim”, e surgiram mu...
14/05/2026

A Rutinha é boa e a Raquel é má.

Recentemente, eu falei por aqui sobre o LDL, o chamado colesterol “ruim”, e surgiram muitas perguntas sobre o outro personagem dessa história, o HDL, conhecido como colesterol “bom”.

Enquanto o LDL tende a se depositar nas artérias quando está elevado, o HDL participa do processo de retirar o excesso de colesterol da circulação, ajudando a levá-lo de volta ao fígado.

E se você lembra das personagens dessa novela, é hora de ficar mais ligado(a) nisso.

Na semana passada (07/05 a 09/05), participei de mais uma edição do Endosul, um congresso sempre muito rico em conteúdo,...
12/05/2026

Na semana passada (07/05 a 09/05), participei de mais uma edição do Endosul, um congresso sempre muito rico em conteúdo, discussões e atualizações relevantes da prática médica. E, como toda boa oportunidade de atualização, aproveitei para anotar alguns pontos interessantes para trazer aqui para vocês ao longo dos próximos dias.

Nos laudos dos seus exames e também nas consultas médicas, é bem provável que você se depare com palavras difíceis de le...
07/05/2026

Nos laudos dos seus exames e também nas consultas médicas, é bem provável que você se depare com palavras difíceis de ler e de pronunciar. Na consulta, eu faço questão de explicar cada uma delas - mesmo que, com o passar do tempo, muitas continuem sendo um verdadeiro desafio para a pronúncia.

Agora, existe uma palavra que costuma ser bem fácil de entender: não.

Ela sempre será dita quando alguém quer tratar uma doença com algo que não tem embasamento científico, quando surge aquele “tratamento revolucionário” que apareceu na internet, ou quando a proposta é testar algo que a medicina séria ainda não comprovou.

As palavras difíceis da endocrinologia eu explico com calma. Mas o NÃO, quando a ciência pede, continua sendo curto, claro e necessário. E você precisa entender.

É bem provável que, na maior parte da vida, você não precise ter longas conversas com a sua tireoide. Primeiro, porque e...
05/05/2026

É bem provável que, na maior parte da vida, você não precise ter longas conversas com a sua tireoide. Primeiro, porque ela não gosta muito de bater papo e isso costuma ser um ótimo sinal.

Mas, de vez em quando, vale puxar conversa.
Algumas fases da vida pedem essa análise, como mudanças de sintomas, planejamento de gravidez, alterações no peso ou no ritmo do corpo.

Ou seja, é bem possível que você passe muitos anos tendo conversas rápidas com a tireoide, mas isso não quer dizer que você deva esquecer dela.

Muitos remédios importantes da vida costumam ser os mais amargos e, ao mesmo tempo, os que mais fazem diferença para a s...
30/04/2026

Muitos remédios importantes da vida costumam ser os mais amargos e, ao mesmo tempo, os que mais fazem diferença para a saúde.

Na menopausa, a mulher acaba tendo que provar vários desses “remédios” todos os dias. Para algumas mulheres, esse amargor ainda surpreende e o remédio acaba sendo engolido goela abaixo. Para outras, o paladar já se acostumou porque elas já praticam essa rotina desde antes da menopausa.

A menopausa muda o corpo, o metabolismo e a forma como precisamos cuidar dele. Você, que está nessa fase, não deixe de tomar esses remédios. 👍Dica plus: com dois litros de água por dia, eles ficam mais "palatáveis.”

Dra. Laura Fachin Greca | Médica Endocrinologista
Especialista em tratamentos médicos respaldados pelas evidências científicas.
CRM 26310 RQE 17830

A Escola de Atenas, pintada por Rafael Sanzio, reuniu dezenas de filósofos da Antiguidade, todos discutindo ideias que a...
29/04/2026

A Escola de Atenas, pintada por Rafael Sanzio, reuniu dezenas de filósofos da Antiguidade, todos discutindo ideias que ajudaram a construir o pensamento ocidental. A pintura é famosa por mostrar que o conhecimento não nasce de uma única mente, mas da soma de muitas perspectivas.

Aí eu pensei: dizem por aí que o colesterol LDL não é relevante porque pessoas com LDL normal também infartam. Mas, cuidado! O risco de infarto nunca depende de um único fator.

Assim como na obra de Sanzio, onde nenhum filósofo sozinho explica toda a filosofia, no risco cardiovascular também precisamos olhar para o conjunto. Colesterol, pressão arterial, glicemia, peso, atividade física, alimentação, sono e tabagismo são peças de uma mesma cena.

Quando falamos em prevenção, não basta olhar para apenas um personagem da história, mas entender toda a composição. O conjunto determina o desfecho.

Endereço

Rua Mostardeiro 5/501
Porto Alegre, RS
90430001

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:30 - 18:30
Terça-feira 08:30 - 18:30
Quarta-feira 08:30 - 18:30
Quinta-feira 08:30 - 18:30
Sexta-feira 08:30 - 18:30

Telefone

+555130300480

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Dra Laura Fachin Greca posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar