11/06/2026
( ignorem o barulho da fonte ao fundo hehehe )
SISTEMA DIGESTIVO: a forma como você processa a vida
O sistema digestivo não lida apenas com alimentos. Simbolicamente, ele representa a maneira como recebemos, assimilamos e liberamos as experiências da vida.
A parte superior (boca, garganta, esôfago e estômago) está relacionada à capacidade de aceitar e receber.
Quando existem dificuldades nessa região, vale refletir: o que estou tendo dificuldade de aceitar? Uma perda? Uma mudança? Uma rejeição? Uma realidade diferente daquela que eu esperava?
Muitas vezes o sofrimento surge porque a vida aconteceu de uma forma, mas internamente continuamos resistindo ao que já é.
A parte intermediária (intestino delgado, fígado, pâncreas) está ligada à capacidade de assimilar e compreender.
Não basta aceitar um acontecimento. É preciso transformá-lo em aprendizado.
Quando essa assimilação não ocorre, podem surgir preocupações excessivas, ruminação mental, confusão, indecisão e dificuldade para encontrar sentido nas experiências vividas.
O intestino grosso representa a capacidade de soltar e deixar ir.
Aqui encontramos frequentemente apego ao passado, ressentimentos, mágoas antigas, culpas, arrependimentos e dificuldade de encerrar ciclos.
A pergunta simbólica é:
“O que estou insistindo em carregar que já poderia ter sido liberado?”
No nível espiritual, o sistema digestivo nos ensina um dos maiores fluxos da vida:
Receber.
Assimilar.
Transformar.
Liberar.
Perguntas para refletir:
O que estou resistindo em aceitar?
O que ainda não consegui compreender?
Qual aprendizado existe por trás dessa experiência?
Que mágoa ou ressentimento ainda estou carregando?
O que preciso deixar partir para viver com mais leveza?
A vida saudável não acontece apenas quando recebemos experiências. Ela acontece quando conseguimos transformá-las em sabedoria e liberar aquilo que já cumpriu seu papel.
- Compartilhe e agende a sua terapia 🙌