12/06/2026
Dr. Wanderson Pereira • Pneumologista
Se sua única bombinha é o Aerolin, este post é para você.
O Aerolin (salbutamol) é um excelente broncodilatador para alívio rápido dos sintomas.
O problema começa quando ele vira o único tratamento.
A asma não é apenas falta de ar.
A asma é uma doença inflamatória crônica dos brônquios.
Por isso, abrir o pulmão por algumas horas não signif**a controlar a doença.
Durante muitos anos, milhões de pessoas aprenderam que tratar asma era usar Aerolin sempre que faltasse ar.
Hoje sabemos que essa estratégia está associada a:
• mais sintomas;
• mais crises;
• mais idas ao pronto-socorro;
• mais internações;
• maior risco de ataques graves.
Se você precisa usar Aerolin com frequência, a pergunta não é:
“Qual a próxima bombinha azul que vou comprar?”
A pergunta é:
“Por que minha asma continua descontrolada?”
🚨 Usar 3 ou mais bombinhas de salbutamol por ano já é um sinal de alerta.
🚨 Usar 1 bombinha por mês é um sinal de alerta ainda maior.
Mas atenção:
O Aerolin não é o vilão.
Ele é uma medicação fundamental para o alívio dos sintomas e tem papel importante durante as crises de asma.
O erro não é usar Aerolin.
O erro é depender apenas dele enquanto a inflamação continua sem tratamento.
A meta do tratamento da asma não é carregar mais Aerolin.
A meta é precisar cada vez menos dele.
📲 Conhece alguém que vive de Aerolin?
Envie este post antes da próxima crise.