12/03/2021
Responsabilidade afetiva, quantas vezes você já ouviu falar sobre isso ? Mas será que você realmente sabe o que é na prática? Será que você já viveu relacionamentos onde não agiu de forma responsável afetivamente ? Quantas vezes você sofreu por não terem agido assim com você?
Pois bem...
Quando eu sei que não poderei retribuir a um determinado sentimento, por não estar alinhado às minhas intenções, necessidades, objetivos e desejos, tenho a responsabilidade de esclarecer ao outro, de forma honesta e gentil, que não poderei atender ao que ele espera de mim, isto é responsabilidade afetiva!
É não alimentar falsas expectativas pelo simples prazer de satisfazer meu ego, me sentir desejada, ou me auto-afirmar, por pura imaturidade.
Responsabilidade afetiva é aplicável em qualquer relação, seja de amizade ou de romance. Ela diz muito sobre empatia, pois é desnecessário gerar um sofrimento ao outro, que pode despertar a inadequação, a sensação de que errou em algum ponto ou não se esforçou o suficiente, ou desconfiança em sua própria habilidade de se relacionar.
Quando existe verdade, transparência e clareza, muitas decepções podem ser evitadas. Não há nada de errado em querer algo casual, desde que esteja claro para ambos os envolvidos.
Ninguém pode ser responsável pelo que o outro idealiza, mas ser sincero e não sair por aí machucando deliberadamente outras pessoas é o mínimo que podemos fazer se quisermos nos tornar pessoas mais saudáveis.
Pense nisso e aja com coerência.
Um abraço com muito carinho
Texto de