26/05/2026
O fal3cimento do bodybuilder Ganley reacendeu um debate que muita gente evita ver com seriedade: o uso recreativo e descontrolado de hormônios e substâncias underground.
Existe uma diferença enorme entre: uso impensado; protocolos copiados da internet; substâncias sem procedência; ausência de exames; e acompanhamento médico adequado. De uso de hormônio indicado por profissional sério, com exames periódicos e acompanhamento de perto.
Hormônios não são brinquedo e o problema é que muita gente trata o próprio corpo como um laboratório cland3stino.
Quando existe acompanhamento médico, avaliação individual, exames periódicos, controle de dose e análise de risco, o cenário é completamente diferente da automedicação irresponsável.
Se você faz uso de qualquer substância para performance, estética ou hipertrofia:
procure acompanhamento médico.
Seu shape não pode custar a sua saúde ou a sua vida!
Dr Yuri Macedo
Nutrologia e medicina do esporte