Fabamed Oeste

Fabamed Oeste 👩‍🔬 Referência em ações inovadoras na área da saúde.
🌍 A FABAMED é uma organização social sem finalidade lucrativa de caráter científico e cultural.

💙 Quem passa pelo Hospital Regional da Chapada reconhece a diferença que o cuidado humanizado faz na recuperação dos pac...
02/06/2026

💙 Quem passa pelo Hospital Regional da Chapada reconhece a diferença que o cuidado humanizado faz na recuperação dos pacientes.

Entre janeiro e maio, a Ouvidoria da unidade recebeu 4.439 manifestações, fortalecendo o diálogo com a população e contribuindo para a melhoria contínua dos serviços.

Além dos números, os depoimentos emocionam. Pacientes de municípios como Palmeiras e Irecê fizeram questão de agradecer o acolhimento, a dedicação e o profissionalismo das equipes que atuam diariamente na unidade.

Cada relato reforça o compromisso do Hospital Regional da Chapada, da Sesab e da Fundação Fabamed com uma assistência cada vez mais humana, segura e de qualidade para toda a região. ✨🏥

ChapadaDiamantina Ouvidoria CuidadoQueTransforma

🤱💙 Cuidar com respeito, acolher com carinho e garantir que cada mulher seja protagonista da sua própria história. Essa é...
02/06/2026

🤱💙 Cuidar com respeito, acolher com carinho e garantir que cada mulher seja protagonista da sua própria história. Essa é a essência da Maternidade Frei Justo Venture.

Do trabalho de parto aos primeiros cuidados com o recém-nascido, cada atendimento é guiado pela escuta, pelo respeito e pelo compromisso de oferecer uma assistência que valoriza a vida em todos os momentos. 👶🫶

Porque humanizar é mais do que cuidar. É acolher, apoiar e estar presente quando a vida começa. 💞

Hospital Estadual 2 de Julho ultrapassa 8 mil atendimentos pediátricos desde início das atividadesDesde agosto de 2023, ...
02/06/2026

Hospital Estadual 2 de Julho ultrapassa 8 mil atendimentos pediátricos desde início das atividades

Desde agosto de 2023, quando a Fundação ABM de Pesquisa e Extensão (Fabamed) assumiu a gestão do Hospital Estadual 2 de Julho, unidade integrante da rede estadual de saúde em Salvador, o serviço de pediatria tem registrado números expressivos de atendimentos e fortalecido a assistência especializada voltada ao público infantil.

De acordo com balanço divulgado pela unidade, já foram realizados 3.119 atendimentos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica e outros 4.976 na enfermaria dedicada à área, totalizando mais de 8 mil atendimentos no período.

A UTI Pediátrica do hospital é referência no acolhimento de pacientes críticos em fase aguda, recebendo crianças encaminhadas pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Salvador e também de municípios do interior baiano. O serviço atua em casos de maior complexidade clínica, oferecendo suporte intensivo e acompanhamento multiprofissional especializado.

De acordo com Drº Fábio Zattar, coordenador da UTI pediátrica do hospital, o setor se tornou imprescindível para o fluxo de atendimento deste porte em toda Bahia, acolhendo centenas de crianças todos os mês e realizando todos os procedimentos orientados aos casos.

“Recebemos em média 120 pacientes por mês, o que denota a sua importância para o sistema de regulação e de saúde no geral. Normalmente são crianças com quadros agudos críticos provenientes das UPAs da capital e dos pronto atendimento no interior Dos bairros a cidades mais distantes que precisam de múltiplos serviços, encontra aqui”, ressaltou o médico.

Já a enfermaria pediátrica atende, majoritariamente, pacientes lactentes – que se encontram na faixa etária em que o principal alimento é o leite – acometidos por doenças respiratórias graves, este último representando cerca de 65% dos casos assistidos pela unidade. O cenário acompanha o perfil epidemiológico infantil, especialmente em períodos de maior circulação de vírus respiratórios.

📢 Sua voz faz a diferença!Nós da Fundação FABAMED, valorizamos um ambiente de trabalho ético, respeitoso e seguro para t...
01/06/2026

📢 Sua voz faz a diferença!

Nós da Fundação FABAMED, valorizamos um ambiente de trabalho ético, respeitoso e seguro para todos. Se você presenciou ou vivenciou alguma situação que causou desconforto, utilize nosso Canal de Denúncias.
Sua participação contribui para a melhoria contínua do nosso ambiente de trabalho e fortalece nossa cultura de integridade.

Juntos, construímos um ambiente cada vez melhor! 💙

🩸❤️ Solidariedade e Informações  salvam vidas!O 16º Centro de Saúde Maria Conceição Santiago Imbassahy com gestão da Fun...
29/05/2026

🩸❤️ Solidariedade e Informações salvam vidas!

O 16º Centro de Saúde Maria Conceição Santiago Imbassahy com gestão da Fundação Fabamed realizou uma importante ação de conscientização sobre a doação de sangue, reforçando a importância desse gesto simples, seguro e capaz de salvar milhares de vidas. 🏥✨

Durante a mobilização, colaboradores, pacientes e acompanhantes participaram de palestras educativas e receberam orientações sobre a importância de manter os estoques de sangue abastecidos. 💉📚

A atividade contou ainda com a distribuição de materiais informativos, reforçando a importância da doação que faz a diferença na vida de quem precisa de transfusões e tratamentos de saúde.

Doar sangue é um ato de amor, cidadania e esperança. ❤️🙌

Fabamed celebra ciclo de avanços no Hospital Dom Antônio Monteiro e reafirma compromisso com o SUS na BahiaA Fundação Fa...
28/05/2026

Fabamed celebra ciclo de avanços no Hospital Dom Antônio Monteiro e reafirma compromisso com o SUS na Bahia

A Fundação Fabamed agradece à população de Senhor do Bonfim pela confiança depositada ao longo de mais de três anos à frente do Hospital Municipal Dom Antônio Monteiro (HDAM). A entidade assumiu a operação da unidade em abril de 2022 e segue responsável pela gestão até que a operação seja formalmente assumida pela rede estadual, no âmbito da estadualização da unidade.

Por decisão institucional, *a Fabamed optou por não participar da seleção pública conduzida pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia para a nova etapa do hospital*, com a tranquilidade de quem cumpriu plenamente sua missão na unidade. A entidade permanecerá ainda à frente da gestão da UPA de Senhor do Bonfim, principal porta de entrada do HDAM, por até quatro meses, assegurando a continuidade do atendimento enquanto se conclui todo o período de transição. A transição encerra um ciclo marcado por reestruturação, ampliação de serviços e qualificação assistencial, e abre uma nova fase para a saúde do centro-norte baiano.

Sob a gestão Fabamed, o Dom Antônio Monteiro deixou de ser uma estrutura limitada para se firmar como referência regional. A unidade passou a contar com cirurgião geral e anestesista em plantão de 24 horas, novas instalações de maternidade e Centro de Parto Normal, além de reparos na estrutura física e capacitação permanente das equipes. Foram implantados cinco leitos de UTI neonatal, serviço inédito no município, somados a oito leitos de cuidados intermediários neonatais. Mais recentemente, o hospital ampliou a capacidade para 98 leitos e teve dezenas de exigências da Vigilância Sanitária Estadual reconhecidas como resolvidas, com avanços no controle de infecção hospitalar, na central de esterilização, no radiodiagnóstico e nos protocolos de segurança do paciente.

O resultado também se traduziu em investimento e produção assistencial. A parceria entre a Fabamed e a Sesab viabilizou a primeira cirurgia ortopédica da unidade e um contrato de R$ 1,2 milhão que assegurou 828 cirurgias nas áreas de ortopedia e ortotraumatologia.

🧼✨ Cuidar das mãos é cuidar da vida! 💙A UPA 24h Santa Terezinha  realizou uma ação especial em alusão ao Dia D da Higien...
27/05/2026

🧼✨ Cuidar das mãos é cuidar da vida! 💙

A UPA 24h Santa Terezinha realizou uma ação especial em alusão ao Dia D da Higienização das Mãos, reforçando a importância desse gesto simples e essencial na prevenção de infecções e na segurança de pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. 🏥🤲

Durante a ação, foram promovidas orientações educativas sobre a higienização correta das mãos, fortalecendo a cultura da segurança, do cuidado humanizado e da qualidade no atendimento. 👩‍⚕️🩺✨

Pequenas atitudes fazem toda a diferença na proteção da saúde de todos! 💧🫧

A UPA 24h Santa Terezinha, administrada pela Fundação Fabamed, segue comprometida com a segurança do paciente, a humanização e a excelência no cuidado. 💙👏

Cuidar também é acolher quem dedica a vida ao cuidado 💙Durante todo o mês de maio, a equipe da enfermagem da Maternidade...
26/05/2026

Cuidar também é acolher quem dedica a vida ao cuidado 💙

Durante todo o mês de maio, a equipe da enfermagem da Maternidade Frei Justo Venture participou de uma programação especial voltada ao bem-estar, à valorização profissional e à qualificação da assistência.

Momentos de integração, autocuidado e formação marcaram as ações realizadas na unidade, reforçando o reconhecimento à dedicação, à empatia e à humanização presentes no trabalho diário desses profissionais.

Onde existe cuidado, existe a enfermagem. E na MFJV, existe gratidão por cada história construída com compromisso e acolhimento. ✨

Saúde Enfermagem

Cuidar também é compreender, acolher e respeitar cada singularidade 💙✨O Hospital Manoel Victorino realizou uma formação ...
26/05/2026

Cuidar também é compreender, acolher e respeitar cada singularidade 💙✨

O Hospital Manoel Victorino realizou uma formação sobre o protocolo de atendimento ao paciente autista, fortalecendo práticas mais humanizadas, inclusivas e seguras dentro da unidade. 🏥

O momento reuniu profissionais em uma troca de aprendizados, escuta e sensibilização, reforçando a importância de um cuidado construído com empatia e atenção às necessidades de cada paciente e de suas famílias 🤝💫

Seguimos avançando na construção de uma assistência cada vez mais acolhedora e preparada para promover inclusão em cada atendimento 💙🧩

Capacitação sobre atendimento a pessoas com TEA reforça acolhimento e inclusão no Hospital Estadual 2 de JulhoCom foco n...
21/05/2026

Capacitação sobre atendimento a pessoas com TEA reforça acolhimento e inclusão no Hospital Estadual 2 de Julho

Com foco na promoção de um atendimento mais humanizado e inclusivo, o Hospital Estadual 2 de Julho, unidade gerida pela FABAMED, realizou, na última quarta-feira (20), uma capacitação voltada à assistência de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede hospitalar. A iniciativa reuniu cerca de 90 participantes, entre profissionais da assistência, equipe administrativa, apoio, residentes e estudantes da unidade.

Durante a capacitação, foram abordadas estratégias de comunicação, manejo e atendimento humanizado, destacando a importância da empatia, do respeito às individualidades e da construção de um ambiente mais seguro e acolhedor para pacientes e familiares. A ação também contou com momentos de troca de experiências e reflexões sobre os desafios enfrentados no cuidado às pessoas com TEA.

A atividade foi conduzida por Roberta Cardoso, professora e terapeuta especializada na compreensão dos comportamentos de crianças com TEA, compartilhando orientações práticas e conhecimentos fundamentais para fortalecer o acolhimento e a compreensão das necessidades específicas dos pacientes autistas dentro do ambiente hospitalar.

Para a diretora administrativa do Hospital Estadual 2 de Julho, Jussara Dantas, iniciativas como esta refletem o compromisso da unidade com uma assistência mais inclusiva e sensível às necessidades da população. _“Capacitar nossas equipes é fundamental para garantir um atendimento mais humano, acolhedor e respeitoso. Quando os profissionais compreendem melhor as particularidades das pessoas com TEA, conseguimos proporcionar mais segurança, conforto e dignidade aos pacientes e seus familiares”_ , destacou.

A gerente de enfermagem da unidade, Beatriz Moraes, também ressaltou a importância da qualificação contínua das equipes para fortalecer a assistência hospitalar. _“Participar desse treinamento nos levou à reflexão sobre a necessidade de construir um cuidado cada vez mais atento às demandas específicas desses pacientes durante a permanência hospitalar.

Endereço

Avenida Tancredo Neves, Edf. Empresarial Garcia D´Ávila/Sala: 1103
Salvador, BA
41820021

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Fabamed Oeste posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar