15/05/2026
“Você é psicóloga e age assim?”
Talvez a pergunta certa seja:
“Por que esperam que psicólogos sejam pessoas sem humor, sem espontaneidade e sem humanidade?”
Passei muito tempo sentindo que precisava parecer séria o tempo todo pra ser levada a sério. Como se autenticidade diminuísse competência. Como se rir, brincar, fazer palhaçada ou ser intensa anulasse minha capacidade de acolher alguém.
Mas hoje eu entendo que ser psicóloga não me obriga a deixar de ser gente.
Eu não acredito em profissionais que se escondem atrás de uma imagem perfeita e engessada. Acredito em vínculos reais. Em pessoas que estudam, se responsabilizam, acolhem… mas que também riem alto, dançam, fazem piada e vivem a própria humanidade.
Ser autêntica nunca me tornou menos psicóloga.
Só me tornou mais verdadeira.
E talvez seja justamente isso que me aproxima de verdade das pessoas. ✨