08/05/2026
Implantes hormonais serão proibidos de novo… ou estamos assistindo mais uma narrativa seletiva?”
É curioso como parte da mídia transforma um tema complexo em uma manchete simplista, quase sempre colocando o paciente que se beneficia do tratamento no mesmo pacote de exageros, abusos e usos irresponsáveis.
Sim, existem excessos.
Sim, existem profissionais antiéticos.
Mas desde quando isso invalida uma abordagem inteira quando ela é bem indicada, acompanhada e individualizada?
Os implantes hormonais já foram alvo de proibições e polêmicas antes. E no meio desse ciclo, quem acaba prejudicado são pacientes que tiveram melhora de qualidade de vida, composição corporal, sintomas hormonais e bem-estar com acompanhamento médico sério.
Agora, por que algumas discussões ganham tanto destaque enquanto outras parecem passar em silêncio?
Onde estão as grandes manchetes questionando o uso desenfreado de tirzepatida comprada sem controle, de forma duvidosa, em outros países?
Onde está o debate sobre pessoas se automedicando, sem exames, sem acompanhamento e comprando produtos de procedência incerta pela internet?
O problema é o implante… ou o USO IRRESPONSÁVEL de qualquer recurso sem critério?
Medicina séria não deveria ser guiada por medo, sensacionalismo ou tendência de manchete.
Deveria ser guiada por individualização, evidência, acompanhamento e responsabilidade.
No fim, quem paga a conta da desinformação quase sempre é o paciente.