10/03/2026
Essa história é de uma mulher que na época da gravidez tinha um medo muito grande: a dor do parto!
Lembro-me que na consulta de pré-natal, ela nos falou sobre esse medo.
Conversamos muito sobre o assunto nessa consulta.
Explicamos sobre a fisiologia do trabalho de parto, sobre como o ambiente e os nossos pensamentos influenciam na dor, além de todas as alternativas existentes para que ela superasse esse medo e pudesse lidar com a dor: o apoio continuo do acompanhante, nosso apoio enquanto equipe de enfermeiras e médica obstetras, os métodos não farmacológicos e também os métodos farmacológicos de alívio da dor.
Também falamos sobre a importância de trabalhar a mente para encarar a dor do parto como algo que faz parte da fisiologia do processo de trazer uma vida ao mundo pelas vias naturais.
O resultado de todo esse esforço conjunto?
Ela pariu lindamente, na banheira, após uma indução com ocitocina por ter chegado às 41 semanas, na presença do marido, e… sem analgesia de parto!
☺️
Foi lindo, e provou mais uma vez que a dor do parto normal é inevitável, mas… não é sinônimo de sofrimento!
E você, como tem se preparado, ou como se preparou para viver esse momento? Diz pra gente nos comentários!