06/05/2026
✨ O controlo costuma aparecer como uma tentativa de segurança.
Controlamos para que as coisas não saiam demasiado do que conhecemos.
Para que a vida não nos coloque em lugares para os quais achamos que não estamos preparados.
Para sentirmos que somos capazes de lidar com o que vem aí.
A maternidade veio mostrar-me, desde o início, que o controlo nem sempre tem lugar.
Foi um começo atribulado, cheio de imprevistos, decisões rápidas, emoções intensas e situações para as quais não houve tempo de nos prepararmos. E a verdade é que ainda há dúvidas no ar.
Quando o controlo cai, f**a exposto aquilo que está por baixo: o medo de falhar, o medo de não ser suficiente, o medo de não conseguir… e a CULPA!
A certa altura, resta-nos uma escolha difícil, mas libertadora: confiar.
Confiar que, mesmo sem controlar tudo, somos capazes de atravessar. Confiar que pedir ajuda não é desistir, é cuidar. Confiar que existem ferramentas, pessoas e caminhos que nos ajudam a regular o que sentimos quando a vida foge ao guião.
Talvez a vida e as suas diferentes fases não nos peçam que sejamos mais fortes, mas mais disponíveis para confiar: em nós, nos outros e no processo.
O que é que a vida lhe anda a ensinar a si nesta fase?
Conte-me nos comentários 🤍
Com carinho,
A sua Hipnoterapeuta, Iolanda