30/05/2026
Passamos grande parte da vida acreditando que crescer signif**a adicionar.
Mais conhecimento.
Mais resultados.
Mais reconhecimento.
Mais versões “melhores” de nós mesmos.
Mas talvez o verdadeiro desenvolvimento pessoal tenha mais relação com a palavra:
DES-COBRIR.
Descobrir é remover a cobertura.
Tirar aquilo que esconde algo que já existe.
Talvez você não precise se tornar outra pessoa.
Talvez precise apenas parar de sustentar personagens que foram criados para sobreviver, agradar, corresponder ou ser aceito.
Com o tempo, vamos acumulando camadas:
* expectativas,
* medos,
* condicionamentos,
* máscaras,
* versões adaptadas de nós mesmos.
E o mais cansativo nem sempre é viver.
Às vezes é sustentar uma identidade que não representa quem realmente somos.
O problema é que “des-cobrir” quase nunca parece confortável.
Porque remover camadas exige:
* vulnerabilidade,
* honestidade,
* desapego,
* coragem para desapontar expectativas,
* coragem para se encontrar além dos papéis.
Nem toda perda é regressão.
Às vezes, é revelação.
Talvez o caminho não seja adicionar mais coisas à sua vida…
mas remover o que impede sua essência de aparecer.
🌱